Bruno Castilho
23/02
Os alunos estão cada vez mais dinâmicos e preferem a interatividade. Isso vale para crianças, jovens e também para adultos.
Se você utiliza uma única abordagem para explicar como fazer um trabalho, provavelmente eles não vão entender.
E por que o aluno não assimila as orientações?
Porque a retenção da informação será baixa quando:
1. As orientações não vierem como algo que eles possam resolver por meio de um desafio;
2. Eles não perceberem a relevância do trabalho;
3. O trabalho não tiver associação com algo que eles gostam muito;
4. O trabalho não tiver estímulos de aprendizado em mídias que eles preferem consumir.
Por mais que você, professor, considere que o trabalho foi bem explicado, não é possível saber se um aluno entendeu até ele gerar algum resultado a partir daquilo.
Aí está um grande problema porque se você demora a descobrir o que está acontecendo, seu aluno pode achar que é uma coisa e você esperava dizer outra.
É bem provável que ele tenha interpretado da forma mais conveniente para fazer uma tarefa rápida.
Portanto, você deve conhecer bem os seus alunos e saber qual a melhor forma para o processo de aprendizagem deles.
Por exemplo, em uma turma de trinta alunos, parte vai se interessar por texto, parte prefere vídeo, outra prefere áudio e alguns lidam bem com qualquer formato.
É sútil e faz uma grande diferença. E a mesma tarefa pode ser apresentada de formas diferentes, inclusive para que eles possam consultar as instruções sem a sua presença.
Benefícios diretos em conhecer melhor os alunos:
· Eles vão se interessar mais na sua aula;
· Eles vão se envolver mais nas atividades que você pede;
· Você se torna um facilitador e incentivador ao invés de um professor que aponta erros;
· Você vai ser uma referência para eles.
Para conhecer melhor os seus alunos, explore instrumentos simples como questionários e quizzes e faça perguntas sobre como preferem estudar, o que gostam de fazer no lazer e até as expectativas com o curso.
Esse é o primeiro passo para você conquistar a atenção, envolver os alunos em atividades de aprendizagem e receber trabalhos com muito mais qualidade.
Eu acredito que você, professor, têm vários desafios para tornar isso uma realidade, mas é possível! Também acredito que você não gosta de passar o seu tempo com atividades administrativas ou de controle que têm pouca relação com o aprendizado dos seus alunos.
Saiba mais no meu e-book: https://brunocastilho.com.br/ebook
Um abraço!