1. Todos
  2. Alunos
  3. Professores

Você já explicou algo 1000 vezes e os seus alunos não entenderam?

Os alunos estão cada vez mais dinâmicos e preferem a interatividade. Isso vale para crianças, jovens e também para adultos.

Se você utiliza uma única abordagem para explicar como fazer um trabalho, provavelmente eles não vão entender.

E por que o aluno não assimila as orientações?

Porque a retenção da informação será baixa quando:

1.      As orientações não vierem como algo que eles possam resolver por meio de um desafio;

2.      Eles não perceberem a relevância do trabalho;

3.      O trabalho não tiver associação com algo que eles gostam muito;

4.      O trabalho não tiver estímulos de aprendizado em mídias que eles preferem consumir.

Por mais que você, professor, considere que o trabalho foi bem explicado, não é possível saber se um aluno entendeu até ele gerar algum resultado a partir daquilo.

Aí está um grande problema porque se você demora a descobrir o que está acontecendo, seu aluno pode achar que é uma coisa e você esperava dizer outra.

É bem provável que ele tenha interpretado da forma mais conveniente para fazer uma tarefa rápida.

Portanto, você deve conhecer bem os seus alunos e saber qual a melhor forma para o processo de aprendizagem deles.

Por exemplo, em uma turma de trinta alunos, parte vai se interessar por texto, parte prefere vídeo, outra prefere áudio e alguns lidam bem com qualquer formato.

É sútil e faz uma grande diferença. E a mesma tarefa pode ser apresentada de formas diferentes, inclusive para que eles possam consultar as instruções sem a sua presença.

Benefícios diretos em conhecer melhor os alunos:

·        Eles vão se interessar mais na sua aula;

·        Eles vão se envolver mais nas atividades que você pede;

·        Você se torna um facilitador e incentivador ao invés de um professor que aponta erros;

·        Você vai ser uma referência para eles.

Para conhecer melhor os seus alunos, explore instrumentos simples como questionários e quizzes e faça perguntas sobre como preferem estudar, o que gostam de fazer no lazer e até as expectativas com o curso.

Esse é o primeiro passo para você conquistar a atenção, envolver os alunos em atividades de aprendizagem e receber trabalhos com muito mais qualidade.

Eu acredito que você, professor, têm vários desafios para tornar isso uma realidade, mas é possível! Também acredito que você não gosta de passar o seu tempo com atividades administrativas ou de controle que têm pouca relação com o aprendizado dos seus alunos.

Saiba mais no meu e-book: https://brunocastilho.com.br/ebook

Um abraço!

EXPERIMENTE

VOLTAR AO
TOPO

GuideWork