1. Todos
  2. Alunos
  3. Professores

O que é mais importante: o conteúdo ou a formatação?

Pense no último livro que você leu e gostou muito.

Agora, imagine uma equipe inteira envolvida para cuidar de cada detalhe como capa, tamanho de letra, imagens, prefácio, depoimentos, capítulos, notas de rodapé, textos etc.

Esse “investimento” ocorre porque a editora e o autor sabem que é uma combinação de esforços que aumenta as chances da obra se tornar um best seller.

A qualidade de um livro deve abranger o conteúdo e a formatação. Ambos são essenciais.

Para trabalhos acadêmicos como artigo, monografia, relatório, resumo e projeto de pesquisa, pode acreditar, não é diferente.

E se você pensar assim: mas é só um trabalho acadêmico, precisa de tudo isso? Resposta: Sim.

E sabe por quê? É a sua assinatura!

E quando se trata da sua assinatura, se interesse em superar as expectativas. A sua assinatura é o seu cartão de visitas.

Seu professor é o seu primeiro público e pode ser o mais importante crítico.

E isso exige muito?

Bom, as pessoas medianas pensam que de qualquer jeito serve e que só precisam receber a nota do trabalho. Elas conseguem apenas resultados medíocres e não se destacam.

As normas técnicas que tiram o sono de muita gente existem por uma importante razão: elas definem padrões, estabelecem a forma de escrever, organizar e apresentar os trabalhos. E se tratando de temas ligados à ciência, os padrões são importantes.

Não perca a sua paciência com a ABNT, APA, Vancouver ou aquela formatação específica do congresso que pretende lançar o seu trabalho. Pelo contrário, busque e compartilhe formas e soluções que facilitem a sua vida e podem ajudar os seus colegas.

Esteja atento a cada detalhe e tenha esse respeito e cuidado com o seu leitor, mesmo que inicialmente seja apenas o seu professor.

Pense assim: as pessoas brilhantes alcançam resultados fantásticos porque fazem o melhor para si e honram a sua assinatura.

E quando alguém te perguntar sobre conteúdo e formatação, você terá mais argumentos para responder.

EXPERIMENTE

VOLTAR AO
TOPO

GuideWork