1. Todos
  2. Alunos
  3. Professores

Estudo de caso: O professor João e o relatório de estágio

João é um professor que ministra a disciplina de Estágio Supervisionado num curso de Enfermagem. Ele orienta um grupo de quinze alunos que devem produzir um relatório detalhando a experiência do estágio que estão fazendo.

João recebe do seu coordenador acadêmico um manual com todas as orientações para a construção do relatório. É um arquivo com mais de vinte páginas explicando como fazer o trabalho.

Então, ele analisa o que precisa ser feito pelos alunos e faz uma aula presencial para explicar sobre o relatório. Ele apresenta o passo a passo e destaca que todas as informações estão no documento. Naquele momento os alunos não têm dúvidas.

Quando finaliza a aula, João envia um e-mail para os seus pupilos com o manual de orientação do trabalho e faz o upload do arquivo na plataforma de gestão de arquivos da instituição.

João também dá aulas em outras disciplinas e tem uma agenda cheia. Como ele não tem tempo disponível, só vai saber o que foi produzido quando receber um e-mail de retorno dos alunos.

Agora, um aluno chamado José busca as orientações para começar a fazer o seu relatório. Afinal, ele já tem uma data marcada para conversar com o seu professor e precisa correr para dar tempo de mostrar alguma coisa.

Ele se esforça para seguir as instruções do manual. Alguns dias se passam e José vai para a reunião com o seu professor João. Antes disso, José já havia enviado para o professor um e-mail com parte do relatório construído.

Na reunião, eles descobrem que o professor João vai ter que fazer outra análise porque estava trabalhando sobre uma versão antiga do trabalho. Ele informa que algumas partes precisam ser melhoradas e que o arquivo está fora do padrão.

Você já viu algo parecido?

Principais problemas no processo do professor João:

·        Uma instrução a partir de um manual não é eficiente e não vai ajudar os alunos

·        Ele não tem um instrumento dinâmico para apoiar o aluno durante a escrita

·        Ele não tem um painel de controle para acompanhar o progresso dos estudantes

·        Ele não tem um controle de versões do trabalho feito automaticamente

·        Ele utilizou parte do seu tempo para validar e corrigir o formato do trabalho

O professor João pode combinar a sua criatividade com tecnologia para organizar um processo prático e eficiente que economize o seu tempo e aumente o aprendizado dos alunos.

Saiba mais: https://www.brunocastilho.com.br/ebook

Um abraço!


Atenção: todos os nomes utilizados aqui são apenas uma referência e qualquer semelhança é mera coincidência.

EXPERIMENTE

VOLTAR AO
TOPO

GuideWork