Bruno Castilho
27/02
João é um professor que ministra a disciplina de Estágio Supervisionado num curso de Enfermagem. Ele orienta um grupo de quinze alunos que devem produzir um relatório detalhando a experiência do estágio que estão fazendo.
João recebe do seu coordenador acadêmico um manual com todas as orientações para a construção do relatório. É um arquivo com mais de vinte páginas explicando como fazer o trabalho.
Então, ele analisa o que precisa ser feito pelos alunos e faz uma aula presencial para explicar sobre o relatório. Ele apresenta o passo a passo e destaca que todas as informações estão no documento. Naquele momento os alunos não têm dúvidas.
Quando finaliza a aula, João envia um e-mail para os seus pupilos com o manual de orientação do trabalho e faz o upload do arquivo na plataforma de gestão de arquivos da instituição.
João também dá aulas em outras disciplinas e tem uma agenda cheia. Como ele não tem tempo disponível, só vai saber o que foi produzido quando receber um e-mail de retorno dos alunos.
Agora, um aluno chamado José busca as orientações para começar a fazer o seu relatório. Afinal, ele já tem uma data marcada para conversar com o seu professor e precisa correr para dar tempo de mostrar alguma coisa.
Ele se esforça para seguir as instruções do manual. Alguns dias se passam e José vai para a reunião com o seu professor João. Antes disso, José já havia enviado para o professor um e-mail com parte do relatório construído.
Na reunião, eles descobrem que o professor João vai ter que fazer outra análise porque estava trabalhando sobre uma versão antiga do trabalho. Ele informa que algumas partes precisam ser melhoradas e que o arquivo está fora do padrão.
Você já viu algo parecido?
Principais problemas no processo do professor João:
· Uma instrução a partir de um manual não é eficiente e não vai ajudar os alunos
· Ele não tem um instrumento dinâmico para apoiar o aluno durante a escrita
· Ele não tem um painel de controle para acompanhar o progresso dos estudantes
· Ele não tem um controle de versões do trabalho feito automaticamente
· Ele utilizou parte do seu tempo para validar e corrigir o formato do trabalho
O professor João pode combinar a sua criatividade com tecnologia para organizar um processo prático e eficiente que economize o seu tempo e aumente o aprendizado dos alunos.
Saiba mais: https://www.brunocastilho.com.br/ebook
Um abraço!
Atenção: todos os nomes utilizados aqui são apenas uma referência e qualquer semelhança é mera coincidência.