1. Todos
  2. Alunos
  3. Professores

Estudo de caso: A professora Maria e o TCC

Maria é uma especialista em metodologia de pesquisa e têm seis orientandos de TCC do curso de psicologia.

Ela faz uma reunião com os alunos para apresentar como vai ser o processo de orientação, e disponibiliza um manual para desenvolvimento da monografia. Ela envia por e-mail, explica passo a passo e faz o upload do material na plataforma da instituição.

Seus alunos são aplicados, interessados no tema e precisam se formar. Logo, esse trabalho é uma prioridade. Esse é um cenário perfeito, concorda?

Mas a escolha do tema não é algo fácil e um das formas de defini-lo é fazendo uma vasta revisão de literatura. A revisão de literatura exige organização, disciplina e técnica.

Durante o processo, Maria percebe que seus alunos não mantêm o entusiasmo do início do semestre. Na verdade, ela percebe que alguns dos seus estudantes só querem entregar o trabalho para obter o diploma.

Os alunos de Maria começam a escrever a monografia e ainda não se preocupam com a formatação, apenas com o tema. Maria aponta que o conteúdo é tão importante quanto a formatação e destaca que um tempo precisa ser dedicado para colocar o trabalho dentro do padrão.

Maria conhece bem esse cenário e sabe que até o final do semestre seus estudantes estarão estressados. Ela sabe que para fazer tudo no prazo, alguns vão abrir mão da qualidade do conteúdo para se dedicar aos requisitos mínimos de aprovação.

Professor, você já viu algo parecido?

Principais problemas no processo da professora Maria:

1.      A interação com os alunos é baixa e eles acabam ficando sem estímulo

2.      Ela não tem um instrumento dinâmico para apoiar os alunos durante a escrita

3.      A formatação do trabalho acaba tomando mais tempo dos alunos que deveria

4.      Ela utiliza parte do tempo para validar e corrigir a formatação ao invés do conteúdo

A professora Maria pode utilizar a tecnologia para criar um processo dinâmico de orientação, aumentar o aprendizado dos alunos e receber trabalhos de mais qualidade.

Saiba mais em https://www.brunocastilho.com.br/ebook

Um abraço!

Atenção: todos os nomes utilizados aqui são apenas uma referência e qualquer semelhança é mera coincidência.

EXPERIMENTE

VOLTAR AO
TOPO

GuideWork